Mudar de hosting para blogs wordpress

Recentemente tive de mudar um blog wordpress de um hosting para outro. Mudar um site que use bases de dados não é tão simples como fazer apenas a transferência de ficheiros para o novo host através de FTP. Temos de mudar também a base de dados, e garantir que nenhuma informação se vai perder durante a transferência.

Existem várias formas de o fazer, mas desta vez optei por uma que me parece ser a mais eficiente. Através deste processo vamos ficar com uma cópia exacta do blog no novo servidor. Isto evita que se tenha de instalar novamente o wordpress, mantendo todas as informações e definições, tornando desnecessárias quaisquer actualizações.

Preparação para a mudança

Antes de iniciar a transferência é crucial fazer um backup de todos os dados, incluindo a base de dados mySQL.

  • Através de FTP passar para o PC todos os ficheiros que estão na directoria do blog.
  • Pelo phpMyAdmin fazer a exportação da base de dados. Ver aqui como fazer.

Antes de fazerem a exportação da base de dados aconselho a eliminarem da tabela wp_comments todos os comentários de spam e a fazerem uma optimização de todas as tabelas, para evitar incoerências quando forem fazer a importação para o novo host.

Transferir para o novo host

Agora que já tens todos os ficheiros do blog, incluindo um com a base de dados, chegou a hora de passar tudo isso para o novo alojamento.

Através do cPanel do novo alojamento é necessário criar uma nova base de dados. Para isso entras na área MySQL Databases e fazes criar uma nova base de dados. Depois crias um novo utilizador e associas à base de dados entretanto criado. Podes ver estas tarefas em detalhe aqui.

cPanel X mySQL

Assim que a base de dados estiver criada podes fazer a importação do ficheiro com o conteúdo da base de dados. É neste passo que vais importar todos os posts e comentários do blog. A importação é feita através do phpMyAdmin. Entras na base de dados que criaste e fazes import do ficheiro. Neste momento já tens todo o conteúdo do blog no novo servidor.

Agora só tens de fazer o upload de todo o conteúdo do blog, que retiraste do host antigo. Vais fazer o upload por FTP para a pasta correspondente ao dominio, no novo alojamento. Antes de fazer o upload tens de re-configurar o ficheiro wp-config.php com os novos dados da base de dados (i.e. database name, user e password, que criaste no novo host).

Disponibilizar o blog no novo host

Depois de mover a base de dados e os ficheiros só tens de mudar as definições DNS, para que o teu domínio aponte para o novo alojamento. No site onde tens registado o dominio vais à área de gestão do DNS e fazes a actualização para os DNS do novo servidor. Esta actualização demora alguns dias, é provável que não vejas logo que a alteração foi feita. Durante este tempo aconselho que mantenham a outra conta de alojamento activa, mas convém que bloqueiem os comentários no blog antigo para que não se percam nenhuns nesta transferência.

Outros recursos

5 comentários:

  1. claudio em 21.Outubro.2009

    Eu estou usando o freehostia no plano gratuito e cheguei a 10 mb da minha base limite, esse post foi muito instrutivo para os primeiros passos da minha mudança de host!!
    obrigado valeu!!

     
  2. ricardo dias em 23.Outubro.2009

    Ainda bem que foi util Cláudio! Obrigado.

     
  3. Paola em 9.Abril.2010

    Vlwww. Muito fácil. =)

     
  4. Carlos Horoshi em 1.Novembro.2010

    Eu tive esse problema tbm, estava com plano gratuito porem era tudo limitado.. chego uma hora que eles chegaram e cortaram .. tiraram do ar meu blog.. ai então eu peguei um plano de hospedagem na inter.net, lá é tudo ilimitado.. e só foi necessário transferir o banco.. pois a instalação foi facil.. tem uma ferramenta la.. que se chama microsoft web app gallery .. tem como instalar o wordpress em 5 min no maximo..

     
  5. Adriano em 20.Junho.2012

    Ola,Tenho duas perguntas;
    -Meu Blog WordPress não aparece nos campos de Busca tipo Google,aparti de quando mudei de nome e Url sabem me disser o porque?
    -Quando eu mudar de Host o meu painel de controle sera mesmo do WordPress?

     

Escreve o teu comentário: