Como instalar blogs com WordPress

OK, então já decidiste que a melhor opção é mesmo optar por um alojamento pago e ter o controlo total sobre o teu blog. Já escolheste o servidor onde vais alojar o blog? Podes consultar este meu artigo que tens lá umas dicas de alojamento.

Quais são os passos para instalar o wordpress?

Começas pelo básico, fazer o download do wordpress no wordpress.org (em inglês) ou a versão em português. Depois fazes o unzip dos ficheiros para o teu computador (ficas com uma pasta com o nem “wordpress”) e depois fazes o upload do conteúdo desta pasta para o servidor, via FTP. Aconselho a utilização do programa Filezilla ou do plugin para Firefox, o FireFTP.

ftp wordpress

Para iniciar a instalação do wordpress no servidor, depois de feito o upload dos ficheiros basta aceder ao endereço http://www.seudominio.tld/wp-admin/install.php (substituir pelo dominio e extensão do seu blog!) e seguir as instruções. É bastante simples na verdade.

Existe alguma forma mais simples?

Se as palavras FTP, my SQL, PHP lhe causam alguma desconfiança existe uma forma bastante mais simples de fazer a instalação do wordpress. Para tal o alojamento que adquiriram têm de estar equipado com cPanel (backoffice de gestão do alojamento) e com o sistema Fantastico. A maioria dos serviços de alojamento têm cPanel. Um que conheço bem e aconselho é a PT Servidor, que é portuguesa, com excelente suporte e óptimos preços.

O Fantastico funciona como uma biblioteca de scripts que permite a instalação automática de aplicações web num website, tais como o wordpress mas também foruns, galerias de imagens, etc.

A instalação do wordpress via Fantastico é muito simples. Basta aceder ao cPanel, geralmente através do endereço http://www.seudominio.tld/cpanel/, e encontrar a opção “Fantastico De Luxe”. Na pagina do Fantastico seleccionar a opção “WordPress” e clicar em nova instalação. Só tens de seleccionar a directoria onde pretendes instalar o blog, configurar os acessos e as opções do blog. Depois clicas em “Install WordPress” e voilá!, WordPress Install is now complete!

E agora? como alterar as opções do blog?

Para editar as opções do blog basta introduzir no browser a morada do blog mas acabar com /wp-admin/, onde te vai ser pedido o teu user name e password.

Aqui tens acesso à área de administração do blog, onde podes alterar o template, definir novas opções e mais importante: começar a publicar as teus posts!

Como podes ver instalar o wordpress no teu próprio alojamento não tem dificuldade nenhuma, e se precisares de algumas dicas basta perguntares aqui ou entrar no forum de suporte do wordpress!

3 comentários:

  1. Antonio em 11.Novembro.2008

    Hola me encantaria tener un intercambio de enlaces con ustedes mi web es http://tustutoriales.info

     
  2. Juvenal em 29.Maio.2010

    cara muito obrigado pelas dicasd… mas me dei mal, porque baixei o filezilla mas nao tenho ideia de onde hospedar o arquivo gratuitamente… pode me ajudar?

     
  3. joão marques de almeida em 28.Junho.2010

    oi. se eu comprar um dominio qualquer, tipo .com eu posso utilizá-lo com o wordpress como falas? estou ha um momento apenas de comprar um domínio para o meu blog.

    agradeço de antemão pelas dicas.

     

Escreve o teu comentário: