Como e onde criar um blog? Serviços de alojamento para blogs

alojar blog gratis Para o alojamento de blogs apenas vou falar aqui de dois tipos de soluções, as gratuitas e as pagas. Hoje vou falar apenas das soluções gratuitas, que à partida parecem as mais atractivas, pois não requerem nenhum investimento e se a coisa der para o torto podemos sempre abandonar o projecto entretanto moribundo. Existem pela rede diversas soluções para o alojamento de blogs, sem custos e sem publicidade.

Estas soluções estão disponíveis através de vários serviços, dos quais os mais utilizados são o blogger.com, propriedade da google (os celebres blogs terminados em blogspot.com), o wordpress.com e temos ainda o blogsome.com. Existem muitos mais, mais fico-me por aqui. Se conhecem mais alternativas com credibilidade por favor deixem nos comentários, pode ser util para quem está a iniciar um novo blog.

Em portugues também existem alguns serviços de qualidade, dos quais o meu destaque vai para o blogs.sapo.pt, o weblog.com.pt e o blogs.iol.pt. A vantagem destes serviços nacionais é o suporte ser em português, mas não se pode esperar um serviço de apoio demasiado competente, afinal de tudo não estamos a pagar…

Os recursos neste mundo são enormes e basta fazer uma pesquisa no google que se encontram dezenas de sites a oferecer o alojamento para o teu blog. No entanto aviso que não se deve criar um blog em qualquer lado, tentem optar pelos serviços que têm empresas fortes a suportar, ou que estejam à bastante tempo online, para não correrem o risco de verem o blog eliminado sem razão aparente, ou porque o gestor do projecto se esqueceu de pagar o alojamento!!

Amanhã vou explicar as vantagens de ter um dominio próprio e alojar o blog num servidor pago. Qualquer duvida deixem aqui um comentário, ou enviem-me um e-mail através da página de contacto.

7 comentários:

  1. Jorge Reis em 4.Dezembro.2008

    As informações que tenho encontrado no dicasparablogs têm sido bastante úteis. Relativamente a este post, tenho uma pergunta a fazer. O Serviço de alojamento BlueHost é ou não é o melhor no que diz respeito à questão económica e ofertas que fazem aliando também o espaço oferecido? Em Janeiro vou mesmo optar por um alojamento e domínio à parte do wordpress, para que eu possa ter total liberdade de design para criar a tal diferenciação dos já muitos comuns blogs registados.

    Obrigado!

    Ultimo post de Jorge Reis: Exposição [Exhibition] BOYS NEED YOGA TOO – Tatiana Macedo

     
  2. ricardo dias em 5.Dezembro.2008

    Olá Jorge.

    O Bluehost é de facto muito bom, porque pelo preço oferece praticamente tudo ilimitado (dentro do razoavel).

    No entanto aconselho a dar uma vista de olhos pela PT servidor. É uma empresa portuguesa com excelente suporte e óptimos preços.

     
  3. Nelson em 5.Abril.2009

    A compra do dominio no wordpress.com é o mesmo que adquirir alojamento. Eu comprei o dominio .com e passei de signusphotosite.wordpress.com para signusphotosite.com. Posso com isso usar o wordpress.org para subir novo tema dum blog?

     
  4. ricardo dias em 6.Abril.2009

    Nelson, apesar de teres um dominio proprio continuas com as limitações do wordpress.com. Eles só te venderam a morada e não o alojamento. Esse é gratuito…

     
  5. iurf em 2.Maio.2009

    ola boa tarde…
    pretendo iniciar-me no mundo dos blogs…a informaçao é muita de facto..no entanto e sobre o mesmo tema existem opinioes muito diversificadas..daía dificuldade em tomar decisões..principalmente quando se é um principiante como é o meu caso…estou inclinado par iniciar com p blogger…pelo que me apercebo tem uma “estrutura”simples de se trabalhar para pessoass como eu que nao têm qualquer conhecimento nesta area….
    a pergunta que eu deixo aqui é a seguinte:onde posso escolher e como posso alterar os temas que o blogger oferece como template…pois pelo que me é dado observar nao sao muito atraentes…quanto ao alojamento e dominio..pelo que também ja pude verificar o blogger permite migrar o serviço…penso que é assim que se diz.!!?
    agradeço desde ja a ajuda que poder obter quanto a esta minha questão
    obrigada
    um abraço
    iurf
    nota:ainda nao registei o blog no blogger….quero tomar algumas decisoes antes de o fazer

     
  6. ricardo dias em 5.Maio.2009

    @iurf

    O Blogger é sem duvida uma opção válida, que tem os seus prós e contras como todas as outras. Espero pleo menos ter esclarecido algumas das duvidas.

    Estou completamente de acordo no que diz respeito aos templates do blogger. Além de feios são repetidos por milhares de blogs. O ideial é fazer um theme de raiz, ou então arranjar um menos “batido”. Pode começar a pesquisar nos sites BTemplates ou Blogger templates.

     
  7. Elsa em 30.Abril.2013

    Eu encontrei dicas de alojamentos gratuitos aqui: http://www.poupaeganha.com/alojamento-de-sites-gratuito-uma-boa-opcao/. Não vale a pena pagar pra ter alojamento…

     

Escreve o teu comentário: