Checklist Pós-Instalação do WordPress

wordpressJá percebemos que a instalação do wordpress é bastante fácil. No entanto após concluir a sua instalação é importante que se façam uns tweaks, de modo a customizar tudo ao nosso agrado. Preparei uma check list para tornar as coisas mais fáceis e esquematizadas quando fazem a instalação de um novo blog.

  1. Alterar a informação referente ao utilizador, na tab “Users” -> “Your Profile“. Aqui deves editar o nome , informação de contacto, e aconselho também a desactivar o “Visual Editor”.
  2. wordpress-users-tab

  3. Na tab de “Settings” -> “General” deves editar o Blog Title e a Tagline (descrição do assunto do blog). Os restantes campos já devem estar configurados, pois foi o que fizeste na instalação.
  4. Na tab de “Settings” -> “Reading” deves editar o campo “Blog pages show at most“, onde vais definir quantos posts vão aparecer na página inicial do blog. O valor vai depender do tamanho médio dos teus posts, mas já sabes que quantos mais posts mais tempos demora a página a carregar.
  5. Na tab de “Settings” -> “Permalinks” deves definir de que forma vai ser formado o url dos teu posts. Isto é muito importante em termos de SEO (Search Engine Optimization). Por default os teus posts aparecem no formato “www.example.com/?p=1“. Aconselho a utilizarem a Custom Structure, com a indicação do nome do post no url, como eu tenho neste blog.
  6. wordpress permalink structure

  7. Alterar o WordPress Theme. O wordpress vem com um tema definido por defeito, mas voçês devem escolher outro, que se identifique mais com a imagem que querem transmitir do vosso blog. A imagem do blog é muito importante, quase tão importante como o seu conteúdo. Podem ver o exemplo dos grandes bloggers como o Darrew Rowse e o John Chow, e até do português Custódio, que investiram algum dinheiro de forma a ter uma imagem unica para o seu blog.
    Os melhores locais para encontrarem um bom theme são: WordPress Theme Viewer, WP theme Gallery ou mesmo uma busca no google vai de certeza encontrar-vos novos themes de wordpress gratuitos.
  8. Alterar a Title Tag no template. por defeito o wordpress mete a title tag no formato: Nome do Blog >> Categoria >> Titulo do Post. Para efeitos de SEO isto não é a melhor opção, que pessoalmente será: Titulo do Post >> Nome do Blog.
    Podem fazer isto com a instalação de um plugin como o SEO Title Tag, ou então alterar manualmente o conteúdo da tag <title> no ficheiro header.php (vejam aqui as opções).
  9. Adicionar links ao Blogroll. É só criar uma lista de links para páginas/blogs que gostam de ler, e que serão interessantes para os leitores do vosso blog. Vejam-no como uma recomendação aos vossos visitantes. Para adicionar links basta ir à tab “Manage” -> “Links“.
  10. Adicionar categorias. As categorias servem para separar os temas que falam no vosso blog. Pensem bem neste ponto, e criem à partida uma separação eficiente, de modo a ser intituivo no momento de classificação de cada post. Também tem a possibilidade de classificar um post em várias categorias. Para definir as categorias do blog basta ir à tab “Manage” -> “Categories“.
  11. Criar uma página Sobre Mim (about). Esta página é muitas vezes esquecidas, mas é muito importante para mostrar aos vossos leitores o tema do blog quem voçês são ! No fundo trata-se de dar um rosto ao blog (atenção que não estou a dizer que tem de lá colocar a vossa foto!!). O Rui Augusto publicou um artigo em tempos muito interessante de como elaborar uma página about/sobre.
  12. Criar uma página de Contacto. Muito importante para os seus leitores terem uma forma rápida e simples de entrar em contacto. Eu costumo usar o plugin WP-ContactForm. Com este plugin para criar uma página de contacto com um pequeno código que fica logo a funcionar.
  13. Adicionar os plugins wordpress necessários. Alguns dos plugins que acho obrigatórios para qualquer blog são o Akismet, o Google Sitemap Generator, o Feedburner Plugin e o All-In-One SEO Pack.
  14. Criar um favicon.ico que identifique o seu blog.
  15. Adicionar um contador de visitas. Aconselho a registarem-se no Google Analytics, que é uma ferramenta poderosíssima para conhecer os visitantes do vosso blog. Podem também usar o plugin Google Analytics Plugin para facilitar a instalação do código necessário.
  16. Começar a criar posts!!!

Não hesitem em adicionar as vossas sugestões!

5 comentários:

  1. Artur em 17.Julho.2008

    Ola PESSOAL!!

    Bem, parece que estão todos muito ocupados pois ninguém se deu ao trabalho de vir agradecer pelo esforço na construção da checkList. Ou então o antispam deste blog é muito selectivo!!

    Quero dar os meus parabéns ao autor da checklist. Utilissíssima na hora da implementação, pois lembra a todos o que fazer.

    Acrescento o plugin de backups. Valha-nos S. Custódio por nos lembrar!!

    Abraços,

    Ultimo post de Artur: Netaffiliation Como Registar

     
  2. ricardo dias em 17.Julho.2008

    Olá Artur!

    Benvindo ao blog e muito obrigado!

    Brevemente vou fazer um post com todos os plugins wordpress que considero indispensáveis num blog, não percas.

    Abraço

     
  3. Alexandre Caldeira lima em 23.Janeiro.2009

    ola estou com muito dificuldade pra colocar um contador de visitar
    no blog word press me ajuda se puder

     
  4. ricardo dias em 23.Janeiro.2009

    Alexandre, uma maneira fácil de colocar um contador de visitas é increveres-te no site http://www.statcounter.com. Fazer o registo no site e adicionas o teu blog. No final ele da-te um codigo que copias e colocas no footer (codigo html).

    Só um pormenor, se o blog for no wordpress.com não vais conseguir, porque eles ja têm o metodo de contagem de visitas deles.

     

Escreve o teu comentário: