Blog mais rápido – Optimizar imagens

optimização imagensSe o teu blog está muito lento isso pode ser causado pelas imagens que lá tens. Algumas imagens, tais como o logótipo, a imagem de fundo e as imagens dos posts podem tornar o blog muito lento, ou seja, se estas imagens forem muito grandes (em Kb) o blog vai levar mais tempo a carregar.

Uma primeira dica é que a imagem deve ter o tamanho exacto com que é apresentada ao visitante. Dando um exemplo: não convém nada ter uma imagem de fundo de ecrã, de 800 por 600, a carregar na página e depois reduzir o tamanho dessa imagem através de html. Apesar da imagem aparecer mais pequena o browser está sempre a carregar a imagem no seu tamanho original!

A segunda dica é que usem um formato correcto. PNG e JPEG são os melhores formatos. Esqueçam os gif’s e menos ainda os BMP. Mesmo dentro dos formatos mais optimizados devemos sempre escolher uma qualidade baixa, mas que permita a sua visualização sem problemas.

Existem ferramentas que permitem optimizar o tamanho das imagens, mantendo a qualidade. Em alguns casos podemos reduzir o tamanho em 90%! Tendo em conta que as imagens são o factor que ocupa mais recursos no carregamento de uma página, isto pode significar bastantes segundos.

Para optimizar as fotos aconselho a utilização do punypng, que é uma ferramenta gratuita onde vocês fazem o upload da vossa imagem e ele devolve a mesma imagem, mas optimizada. Aposto que não vão notar diferença na qualidade e vão ficar surpreendidos com a diferença no tamanho!

10 comentários:

  1. hapenas em 24.Outubro.2009

    Olá Ricardo,

    Deixo aqui um link de complemento

    http://developer.yahoo.com/yslow/

    Usem é do melhor.

     
  2. ricardo dias em 6.Novembro.2009

    Obrigado pelo link! Tens também o page speed do google, que funciona como complemento para o firebug, da mesma forma que o yslow.

     
  3. André Ramalho em 6.Novembro.2009

    Eu normalmente optimizo as imagens no photoshop e só depois faço upload para o blog. É muito importante ter o blog e as suas imagens optimizadas.

     
  4. Boas Oportunidades em 28.Outubro.2010

    bolas… lá vou ter de mexer nas minhas imagens 🙂
    Mas o meu site de classificados grátis boas-oportunidades.com precisa de uma ajudinha para ficar mais rápido.

     
  5. Relacionamentos em 17.Fevereiro.2011

    Um editor online muito bom é o Pixlr http://pixlr.com/editor/?loc=pt-br

     
  6. Miguel em 14.Março.2011

    Para quem tem blogs wordpress, recomendo o plugin WP Smush.it.
    É só instalar o plugin e esquecê-lo! 🙂
    A compressão é feita automaticamente sempre que fazemos upload de uma imagem. E comprime as imagens sem comprometer a qualidade.

    Fica a sugestão. 😉

     
  7. Rosângela Oliveira em 2.Maio.2012

    Olá Ricardo esrou aqui para agradecer a grande contribuíção que recebi do seu site e ainda recebo sempre que preciso.Gostaria de convidá-lo a uma visita lá pois citei o seu blog como forma de agradecimento por tudo que você generosamente contribui para todos os blogueiros que tem o prazer de encontrar seu site!Deus continue te enchendo de sabedoria!!!http://feliznaadversidade.blogspot.com.br/2012/04/o-tempo-passa-tao-depressa.html

     
  8. Alzira Chaves em 25.Abril.2015

    Boa Tarde,vejo que todos entendem de blogs..eu não,muito, o que sei é com esforço meu e procura.Tenho um blog,genevech.blogspot.pt,mas tenho andando ás “aranhas”,tentei o GoogleAdsense,mas recusaram,claro e falaram,que deveria ter um browser,só para o blog,um motor de busca,,,mas não sei o que fazer,,,pois além de me entreter,queria ganhar algo um,dia…podem-me ajudar,grata

     
  9. Jarbas em 21.Janeiro.2017

    Otimas dicas!

     
  10. Maycon em 27.Março.2017

    Muito bom, meu site é de imagens e estava muito pesado, graças a essas dicas, agora deu uma melhorada.

     

Escreve o teu comentário: