WordPress o que é? o melhor sistema de blogs!

wordpress logoO WordPress é uma plataforma de blogs open-source (gratuita), robusta e muito fácil de utilizar. O WordPress permite a criação de artigos (posts) muito facilmente, como se estivéssemos a escrever no word. Depois de publicados os posts aparecem na página principal do blog, de forma cronológica (em primeiro lugar aparece o post mais recente). Estes posts são depois arquivados tanto por categorias como por data, tornando muito fácil aceder a todos os artigos publicados.

Como estão habituados a ver em todos os blogs, o wordpress está equipado por defeito com um sistema de comentários, que permite aos visitantes de blog deixar uma opinião sobre o artigo publicado. Isto favorece a interacção e o sentido de comunidade, ao invés de uma simples página estática em html.

Este software é desenvolvido em PHP e suportado por uma base de dados mySQL. A vantagem deste software ser open-source está na possibilidade de podermos alterar as suas funcionalidades base através da adição de plugins, que são pequenos scripts que fornecem funcionalidades adicionais ao blog.

O wordpress é a plataforma de blogs mais utilizada no mundo inteiro, impondo-se devido à sua extrema facilidade de utilização e de adaptação aos nossos gostos. Tem uma comunidade de fãs muito activa, que produzem dezenas de plugins e temas wordpress diariamente. Em Portugal existe a Comunidade Portuguesa de WordPress, que além de suporte traduz as versões do wordpress para português de Portugal. Parabéns a esta comunidade pelo excelente trabalho que têm feito.

Diferença entre WordPress.com e WordPress.org

WordPress.com é um serviço online disponibilizado por uma empresa (a automattic) que fornece a possibilidade de criar um blog grátis. Toda a gestão do alojamento é feita por eles, só temos de escolher um template e criar posts. Funciona nos mesmos moldes que o blogger, do google, sem chatices, complicações, stresses, ralações…

WordPress.org é o local onde se pode fazer o download do software wordpress, para quem quer ter o controlo do alojamento do blog, beneficiando das vantagens de criar um blog num alojamento pago.

11 comentários:

  1. influencia digital em 9.Fevereiro.2009

    parabenizo a todos os idealizadores e criadores desse site
    ta show…
    abraço

     
  2. Rocha em 15.Março.2009

    Muito bom, vou iniciar já a instalação do meu!

     
  3. Gustavo Freitas em 11.Junho.2009

    Parabéns pelo artigo, simples e objetivo,
    um abraço.

     
  4. Alan do FNN em 31.Agosto.2010

    Depois de ler o artigo vou concerteza dechar meu blogspot de lado e trocar pelo um WordPress
    Meu blog http://bonbadao@blogspot.com
    Falamos de arte, diversão, fatos engraçados,noticias,seções especiais, variedades, bizarises, piadas, texto e etc,,,
    Fale a pena ir lá e conferir!
    Gostaria se algum de vcs tiver um blog e tiver afim de parceria dechar um comentario em qualquer post meu q eu mando meu email blz

     
  5. João Barros em 17.Novembro.2010

    Tá muito bacana..

     
  6. Fabiana em 10.Março.2011

    Gostaria de saber se existe curso para WordPress.E como faço para faze-lo.

     
  7. Magna Pereira Santos em 22.Abril.2011

    onde posso fazer curso para WordPress?

     
  8. evaldir stolaski em 22.Setembro.2011

    Agradeço por nos ter dado tanta possibilidade de usarmos a internet de graça e podermos nos expressar livremente tudo oque pensamos e queremos.
    Tambem quero agradecer todas as pessoas que colaboram respondendo nossas perguntas e tirando nossas dificuldades de entender aquilo que as vezes não entendemos. obrigado!

     
  9. kriselton ximenes em 23.Fevereiro.2012

    onde posso fazer curso para WordPress?

     
  10. Celso em 12.Maio.2016

    Realmente o WordPress é tudo de bom para quem quer ter um site ou blog.

     
  11. Cesar em 8.Junho.2016

    Estou começando a conhecer o WordPress e tenho gostado muito.

     

Escreve o teu comentário: