Alterar o template theme do wordpress

wordpress design templatesEste post pretende fornecer as instruções necessárias, passo a passo, para a instalação de um novo template/tema/theme no teu blog wordpress (wordpress.com não funciona do mesmo modo).

1. Encontrar o Theme WordPress Adequado

O primeiro passo é encontrar o tema que se adeque ao vosso blog. Existem milhares de temas gratuitos para o wordpress, dos mais variados feitios e cores, com duas colunas, três colunas, etc. Um bom ponto de partida para a vossa pesquisa é o site Themes.Wordpress.net. Aqui encontram tudo o tipo de templates, com a possibilidade de filtrar a pesquisa de acordo com os vossos requisitos. Outra alternativa é fazer uma pesquisa no google. Aqui vão encontrar mais uma dezenas de templates gratuitos.
Assim que encontrares o template que mais se adequa ao teu blog tens de o guardar no teu computador, fazendo o download do ficheiro zip.

2. Fazer o Upload do tema para o host.

Faz o unzip dos ficheiros para uma pasta no teu PC. De seguida faz o upload da pasta para a directoria no teu host onde está instalado o wordpress. Esta pasta tem de ficar colocada no folder existente para os temas wordpress, em wp-content -> themes. Para isto deves usar um cliente de FTP, que é um programa que faz o interface entre o teu PC e a tua conta de hosting. Aconselho o FileZilla ou, se usas o Firefox (que também aconselho) deves usar a extensão FireFTP (é o que eu uso).

3. Activar o novo tema do blog

Entra na área de administração do blog (wordpress blog back-office) e vai até à tab “Presentation”. O novo theme já deve aparecer disponível para selecção, bastando carregar na imagem para activar. Se desejares voltar ao tema antigo é só carregar na imagem correspondente.

4. Alterar cores e images do template

Caso percebas alguma coisa de código html e css podes tentar editar o template, de modo a customizá-lo à tua medida, de acordo com aquilo que pretendes para o teu blog. O que aconselho é alterar a imagem do header para uma imagem mais de acordo com o teu tema, criar um logótipo, alterar as cores base do template. O objectivo é criar uma imagem única, apesar de se tratar de um template gratuito. Não se esqueçam de manter os créditos de quem criou o template base!

Para alterar o template basta ires à área de administração do wordpress, na tab “Design -> Theme Editor”. Aqui tens os ficheiros que são a base do teu template. Ao nível das cores e restante formatação deves tentar editar o ficheiro Stylesheet (style.css). A estrutura e conteúdo do blog está nos outros ficheiros. Caso não percebas de html e php não os deves editar. O mais simples de entender talvez seja o Sidebar (sidebar.php), que contem o conteúdo que aparece na barra lateral.

Não alteres o template sem antes fazer um backup!!

39 comentários:

  1. Sylvio Mayort em 17.Julho.2010

    Boas dicas cara, estou começando a criar um blog na plataforma wordpress e suas dicas tem me ajudado bastante.
    .-= ultimo blog de Sylvio Mayort: Como ganhar dinheiro com programas de afiliados – Parte 1 =-.

     
  2. Fatima em 4.Agosto.2010

    Oi pessoal!
    Estou usando o tema default no wordpress, gostaria de mudar o tamanho da pagina mas não sei como ( já tentei editar o css mas não deu resultado). Alguem sabe.

    Obridaga

     
  3. barbara em 5.Setembro.2010

    gente nao to entendendo nada.. quero colocar uma foto como template do meu blog o que eu faço se eu nao sei nem o que eh worpress?

     
  4. Paulo em 8.Setembro.2010

    Very nice

     
  5. saul em 12.Outubro.2010

    Olá amigo não consegui encontrar na area de administração o tal: back-office. Favor dar umas dicas de onde está: meu email: thecat41@gmail.com Aguardo resposta. Obrigado!!!

     
  6. Scientist em 21.Outubro.2010

    Pra montar um site e possivel editar e codigo fonte do meu jeito.

     
  7. Douglas Rocha em 22.Abril.2011

    Preciso de uma ajuda. Editei as principais imagens do cabeçalho do meu template e salvei-as, mantendo os antigos nomes na pasta img. Depois compactei todos os arquivos do template novamente, e enviei-os para o servirdor. Não mudei nada no código do style pelo fato das dimensões não terem sido alterados, e de haver nenhuma referência à cores. Apesar disso tudo nada se alterou no cabeçalho. Oque será que fiz de errado?

     
  8. VSg em 8.Julho.2011

    tem que pagar pra mudar o css no wordpress??

     
  9. gentil em 5.Agosto.2011

    Parabens gostei muito das dicas , e me ajudou muito estava com uma certa dificuldade e resolvi depois dessa sua dicas sucesso e boa sorte

     
  10. Gostosas Demais em 1.Fevereiro.2012

    Parabens gostei muito das dicas

     
  11. Matheus em 6.Fevereiro.2012

    Bom to criando um blog ” WordPress” , porém não tenho tanto conhecimento assim , sobre , eu coloquei o tema Bueno , porque achei super legal e com um interface simples e arrojada , mas to com um problema e queria saber se tem como alguém me ajudar , eu to querendo tira o – Cabeçalho , e colocar uma imagem , um banner que fiz , não to conseguindo de jeito nenhum , pesquisei , pesquisei e nunca consigo chegar aonde eu quero , por favor tenho que entregar esse ” blog ” amanhã e nada , agradeço desde já .

     
  12. Diogo Guilherme em 14.Agosto.2012

    Lá, quero criar um wbesite, pra uma cantora, tipo, ai claro que terei que criar o template, conheço html,m css e e tudo mais, mais tenho uma duvida, tem que pagar algo, pra pode alterar os codigos???

     
  13. Marina em 29.Novembro.2012

    Fiz um novo cabeçalho para meu blog com tema natal e com a medida certa, de 700 por 200, a mesma medida que o modelo pede, por que não quer aceitar?

     
  14. Bruno Fins em 17.Dezembro.2012

    Alterei o código no ficheiro style.css, nomeadamente a cor de fundo e a largura da sidebar, mas quando faço logout do editor a seguir a ter salvo o site não fica como vejo quando estou logado. Alguém me pode ajudar!?

     
  15. arinos em 10.Maio.2013

    como faço para tirar o tema do meu blog worpress pois tenho a minha imagem e quero que ela substitua o tema

     
  16. Guia Florianópolis em 5.Agosto.2013

    Não alteres o template sem antes fazer um backup!!

    : A dica mais importante…

     
  17. get likes on instagram em 27.Março.2014

    muito bom !!

     
  18. ganhar curtidas no instagram em 27.Março.2014

    Muito bom o post vou sempre visitar seu blog !!

     
  19. Carros em 4.Abril.2017

    Muito bom esse blog, eu gostei!

     

Escreve o teu comentário: