Alterar o template theme do wordpress

wordpress design templatesEste post pretende fornecer as instruções necessárias, passo a passo, para a instalação de um novo template/tema/theme no teu blog wordpress (wordpress.com não funciona do mesmo modo).

1. Encontrar o Theme WordPress Adequado

O primeiro passo é encontrar o tema que se adeque ao vosso blog. Existem milhares de temas gratuitos para o wordpress, dos mais variados feitios e cores, com duas colunas, três colunas, etc. Um bom ponto de partida para a vossa pesquisa é o site Themes.Wordpress.net. Aqui encontram tudo o tipo de templates, com a possibilidade de filtrar a pesquisa de acordo com os vossos requisitos. Outra alternativa é fazer uma pesquisa no google. Aqui vão encontrar mais uma dezenas de templates gratuitos.
Assim que encontrares o template que mais se adequa ao teu blog tens de o guardar no teu computador, fazendo o download do ficheiro zip.

2. Fazer o Upload do tema para o host.

Faz o unzip dos ficheiros para uma pasta no teu PC. De seguida faz o upload da pasta para a directoria no teu host onde está instalado o wordpress. Esta pasta tem de ficar colocada no folder existente para os temas wordpress, em wp-content -> themes. Para isto deves usar um cliente de FTP, que é um programa que faz o interface entre o teu PC e a tua conta de hosting. Aconselho o FileZilla ou, se usas o Firefox (que também aconselho) deves usar a extensão FireFTP (é o que eu uso).

3. Activar o novo tema do blog

Entra na área de administração do blog (wordpress blog back-office) e vai até à tab “Presentation”. O novo theme já deve aparecer disponível para selecção, bastando carregar na imagem para activar. Se desejares voltar ao tema antigo é só carregar na imagem correspondente.

4. Alterar cores e images do template

Caso percebas alguma coisa de código html e css podes tentar editar o template, de modo a customizá-lo à tua medida, de acordo com aquilo que pretendes para o teu blog. O que aconselho é alterar a imagem do header para uma imagem mais de acordo com o teu tema, criar um logótipo, alterar as cores base do template. O objectivo é criar uma imagem única, apesar de se tratar de um template gratuito. Não se esqueçam de manter os créditos de quem criou o template base!

Para alterar o template basta ires à área de administração do wordpress, na tab “Design -> Theme Editor”. Aqui tens os ficheiros que são a base do teu template. Ao nível das cores e restante formatação deves tentar editar o ficheiro Stylesheet (style.css). A estrutura e conteúdo do blog está nos outros ficheiros. Caso não percebas de html e php não os deves editar. O mais simples de entender talvez seja o Sidebar (sidebar.php), que contem o conteúdo que aparece na barra lateral.

Não alteres o template sem antes fazer um backup!!

41 comentários:

  1. influencer em 7.Abril.2019

    I enjoyed reading this content

     

Escreve o teu comentário: