Alojamento de Imagens

image hosting sitesTodos sabemos que colocar imagens nos posts torna-os mais atractivos e apelativos à leitura, e ajudam a passar a mensagem que queremos.

Um dos dilemas que nos deparamos é onde alojar as imagens que utilizamos no nosso blog. Utilizamos o mesmo alojamento ou recorremos a serviços de alojamento de imagens, como o Flickr ou o Imageshack. Existem vantagens e desvantagens e cada uma destas opções.

Tempo de Carregamento

Num alojamento próprio as imagens conseguem um tempo de carregamento bastante rápido uma vez que o servidos não tem de aceder a recursos externos para fazer o download das imagens. Quando se recorre a um alojamento externo o servidor vai demorar mais tempo a carregar o blog, uma vez que depende de outro servidor, e que muitas vezes tem tempos de resposta mais lentos que o teu próprio servidor.

Largura de Banda

Se alojares imagens no teu servidor vais estar a gastar largura de banda cada vez que as imagens são visualizadas. Se tiveres um limite baixo de largura de banda isto pode ser causa de problemas se receberes muitos visitantes. Se alojares externamente não vais estar a gastar largura de banda.

Espaço

Semelhante à largura de banda. Se o espaço de alojamento do teu servidor é pequeno podes optar por alojar as imagens externamente, de forma a não te aumentar os custos. No entanto o meu conselho é que optes por aumentar o espaço de alojamento disponível.

Fidelidade

Se as imagens estiverem no teu host tens a garatia que elas serão sempre disponibilizadas aos visitantes. Se eles conseguem aceder ao blog vão ver também as imagens.
Se alojares em serviços externos podes correr alguns riscos de as imagens não serem disponibilizadas. Por exemplo: O serviço está temporariamente em baixo, a empresa fechou, o serviço eliminou as imagens sem te avisar… Como vês existem muitas razões e que por vezes podem até levar à perda definitiva das imagens.

Lista de serviços de alojamento de imagens

Pessoalmente prefiro fazer eu próprio o alojamento, mas por vezes também recorro a serviços externos. Só tens de pesar os prós e contras de acordo com os critérios acima.

5 comentários:

  1. luis brissos em 25.Fevereiro.2009

    tenho de admitir que não conhecia o imagehack, mas essa não é muito o meu problema na hospedagem de fotos, aqui o que tenho de sobressaltar é o facto de não usarmos fotos que estejam protegidas com direitos de autor, isso sim é pior que a demora no carregamento de fotos…mas bom post para começar a pensar nestes assuntos…

     
  2. Celso Azevedo em 23.Abril.2009

    Falta aqui o meu http://www.imghdd.com 😛

    Bom Post

     
  3. Sérgio em 30.Junho.2009

    já agora fiquem com o meu http://hostimage.webjapt.com/
    além de poderem fazer o upload, podem ao mesmo tempo redimensionar (mantendo as proporções) e utilizar o tinyURL
    .-= ultimo blog de Sérgio: Como obter melhores resultados na publicidade no Blog Internet =-.

     
  4. João em 24.Dezembro.2011

    Também fala aí um que uso muito desde a uns dias http://alojamentodeimagens.com/index.php

     
  5. Hugo Martins em 13.Agosto.2014

    Excelente artigo parabéns.
    Eu tenho sempre esta duvida, quando tinha as imagens alojadas no próprio servidor tinha mais visitas mas o site mais lento, agora tenho alojadas no Picasa, o site ficou mais rápido mas perdi tráfego.
    Parece que não há formula mágica.

     

Escreve o teu comentário: